Pular para o conteúdo principal

IMPOSTO BOM É AQUELE QUE O RICO PAGA!!!!

O Ipea, Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada, divulgou no dia 30 último um estudo mostrando que os brasileiros com renda até 2 salários mínimos, os mais pobres, têm de trabalhar 197 dias do ano para pagar os tributos cobrados pela União, Estados e municípios. Simplesmente este tempo é quase o dobro dos 106 dias exigidos dos brasileiros mais ricos, que ganham mais de 30 mínimos.

Mesmo com a melhor distribuição de renda, o estudo revela que a injustiça tributária aumentou no governo Lula. Em 2004, as famílias mais pobres gastavam 48,8% da renda com impostos. Em 2008, o custo subiu para 53,9%.

Segundo Marcio Pochmann,  presidente do Ipea,  um dos motivos para esse quadro é o grande número de tributos indiretos. "A experiência dos países desenvolvidos aponta a importância da elevação dos tributos diretos, dos impostos sobre a riqueza, e a redução dos impostos indiretos que incidem sobre o consumo básico, alimentação e transporte", disse.

Os novos benefícios tributários concedidos pelo governo Lula para enfrentar a crise financeira podem ainda agravar a situação porque se concentram no investimento. E, mesmo quando voltadas para o consumidor, as desonerações tributárias alcançam produtos mais caros, como automóveis, que não são comprados pelas faixas de renda mais baixas.

O estimulo à Industrias Automotivas através da redução do IPI, tende a reduzir a regressividade do sistema tributário, mas, seria mais justo desonerar a contribuição dos trabalhadores ao INSS. Nem todos os ganhos são repassados ao consumidor, este foi o motivo do desabafo do ausente e presidente Lula que disse que dar dinheiro aos pobres é mais eficaz do que reduzir impostos das empresas.

Tomando por base alguns itens da despesa publica, o governo gasta os tributos recolhidos, segundo ainda o Ipea,  a maior parte vai para o pagamento de juros da dívida da União, Estados e municípios. Os brasileiros gastaram, em 2008, 20,5 dias de trabalho para pagar os juros da dívida pública. Já o programa Bolsa Família, do governo federal, custou 1,4 dia. Os brasileiros precisaram de 16,5 dias de trabalho para pagar as aposentadorias e pensões da área urbana. As aposentadorias dos servidores do Executivo, Legislativo e Judiciário custaram 6,9 dias.

Moralidade também é administrar bem o que os outros o confiaram. 

contatos, dicas, reclamações, etc… mande um e-mail blog-mail

clique no RSS e saiba antes oque penso!!!

Comentários

  1. Creio que um uma melhor distribuição de renda, poderia atenuar um pouco a indignação dos brasileiros quando a essa forma quase que medieval de cobrar impostos... Só que no passado, era facil... Uma galinha ou um porco e tudo certo!

    Contudo, tenhamos um pouco de calma... O nosso presidente, antes de presidente, convenhamos não passa de um falastrão! Os senhores feudais também tinham um pouco dessa falastrice mas com um atenuante... Não pagou o imposto, morre!

    Parabéns Andre pela clareza na expressão das dados e opiniões! Não pretendo comentar seus artigos sob a luz do humor, mas tenho que admitir, será dificil pra mim. Essa é minha primeira postagem e quero me tornar recorrente no comento.

    Alison Avila

    PS: não sou petista mas gosto da figura do lula!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado meu amigo, e , como bem dito por você, o Lula é uma FIGURA!!!! Vai virar folclore.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Registre seu comentário (Faça parte desta corrente)

Postagens mais visitadas deste blog

Mala ultro adsunt

A PEDOFILIA NA IGREJA É CONSEQUÊNCIA DO CELIBATO? Realmente fica difícil transitar, assistir TV ou qualquer coisa que acreditamos ser natural sem se deparar com cenas de mulheres provocantes. O mundo de hoje, com muita pornografia, deixa os celibatos tentados além dos princípios sugeridos pela Igreja. Digo sugeridos porque o celibato não é um dogma e sim uma tradição cravada nas entranhas e cantos quadrados da Igreja! Os últimos escândalos envolvem Sua Santidade, o Papa Bento XVI, que age sempre burocrático e frio. É questionado como teria ele tratado dos escândalos, que possivelmente tenha acobertado, na época em que foi cardial. A vocação para padre é inspirador, devotar-se a Deus é algo puro e belo, simplesmente Fé, porém, muitos procuram a batina não só por ela - a Fé, mas também pela fome. E mesmo não sendo dogma, é enxertado no candidato que “o vicio solitário”, é um genocídio, por matar milhões de possíveis vidas, um verdadeiro holocausto do banheiro. Algumas pessoas vão à

Lula vira motivo de piada em “Israel”

Alguém achou que sairíamos dessa sem ser tão esculachados! O Brasil tem o seu respeito conquistado, nossa imagem sempre foi a de um país pacifico, que respeita as opiniões e desavenças alheias. Agora, já não temos muito, perdemos um pouco do que levamos anos para conquistar. Já não basta nosso país ser vendido lá fora como um paraíso do sexo. Agora temos um palhaço para os outros poderem nos medir. Obrigado Lula!!! Veja o vídeo:

Entrevista do Lula ao Silvio Santos

Até então, Lula era um ilustre candidato à presidente e despertava esperança ao Brasil. Tinha somente o apoio do povo que via nele uma pessoa que vivera as dificuldades com uns aos pertencentes as classes sociais mais carentes de assistencialismo do governo. Essa entrevista foi dada pelo Lula ao Silvio Santos em 1989 e a ênfase é “APOSENTADOS” Assista e deixe seu comentário